Convergência e desafios da educação para o desenvolvimento latinoamericano em um mundo globalizado: a educação inclusiva e suas múltiplas faces
MÚLTIPLAS FACES
Dra. Francisca M Machado
PALAVRAS INICIAIS
A sociedade pós-moderna tem se apresentado como um mundo em constante Transformação,
Onde as relações sociais e (inter)subjetivas dos seres humanos são delineadas em discursos de poderes nacionais e supranacionais e as políticas públicas promotoras de uma educação de qualidade e inclusiva é intensamente afetada.
OBJETIVO
TRAZER questionamentos para uma reflexão/ação pedagógica de maneira a perceber como oportunizar novas formas de autoconhecimento no espaço escolar,
pensando novas intervenções frente ao aluno, ou seja, onde a representação do professor e a escola como reflexão e significações possíveis sejam conjeturados.
CARACTERIZAÇÃO DO ESTUDO
Utilizou-se os teóricos Gil (2006) e Minayo (2004) para caracterizar a pesquisa. Para esse, há dois aspectos quando se está analisando a tipologia:
QUANTO AOS FINS, caracterizou-se como descritiva, porque sua finalidade foi observar, registrar e analisar os materiais publicados.
QUANTO AOS MEIOS, bibliográfica, pois foi realizada a partir do levantamento de referências teóricas já analisadas e publicadas em livros e artigos científicos.
MÉTODO DE ABORDAGEM
O método utilizado
– nesta investigação – foi o
QUALITATIVO
Enquanto uso de análise de aspectos subjetivos dentro das leituras realizadas.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A sociedade globalizada qualifica-se pela diferença e não pela igualdade.
As novas tecnologias de informação e comunicação, oportuniza à todos terem contato, principalmente, com os desiguais estilos de viver e de pensar.
Por isto, na nova ordem mundial, o pluralismo cultural é conduzido sob a forma de redes, e cada espaço (trans)formase numa teia de relações cada vez mais intenso de diferentes culturas.
No espaço escolar que se vivencia um tempo de