Formas de Poder
DAS FORMAS DE PODER
Baseado em Weber, o pensador italiano
Norberto Bobbio formulou a tipologia moderna das formas de poder, construida a partir dos meios pelos quais o poder é exercido.
O poder econômico é exercido por todo aquele que
“se vale da posse de certos bens, necessários ou considerados necessários, numa situação de escassez, para induzir aqueles que não os possuem a certo comportamento, que pode ser, principalmente, certo tipo de trabalho”(BOBBIO, 1984, p. 7).
O poder ideológico “funda-se sobre a influência que baseado na influência que as ideias formuladas de certa maneira, ou emitidas em certas circunstâncias, por uma pessoa revestida de autoridade, e difundidas por certos meios, têm sobre o comportamento dos comandados.”
(BOBBIO, 1984, p. 7).
O poder político é fundamentado na “posse dos instrumentos através dos quais se exerce a força física, isto é, através das armas de qualquer espécie e grau.”
(BOBBIO, 1984, p. 8).
Poder econômico
Um proprietário de terras exerce poder econômico sobre os trabalhadores rurais sem terra ao induzi-los a trabalhar de uma determinada forma em suas terras
(cortando cana ou colhendo café), por um determinado período de tempo (uma jornada de oito horas), em troca de um pagamento.
Poder ideológico
As religiões e seus sacerdotes exercem poder ideológico sobre seus fiéis por meio dos seus valores expressos em palavras que condicionam o seu comportamento.
Poder político
O Estado exerce poder político sobre o indivíduo quando o força a:
Pagar impostos: caso um indivíduo deixe de cumprir esta obrigação, pode ter os seus bens arrestados ou ser preso.