As Formas De Estado E O Exerc Cio Do Poder
Lucas Biasibetti
É a expressão estrutural de seus três elementos constituídos: território, povo, poder.
Confederações
Consistem em uma união permanente de estados independentes que resulta de um acordo internacional e é dotada de órgãos permanentes com o objetivo de assegurar proteção externa e paz interna.
Estado Federal
Apresenta caráter composto, pela coexistência de um poder federal e de poderes locais. Consiste em um pacto entre Estados cujo conteúdo se expressa em constituição, ocorre à descentralização do poder sobre uma base territorial.
Parlamentarismo
O sistema de governo parlamentar é baseado num poder tripartite: eleitorado, parlamento, executivo. Consiste em um regime de governo que pretende uma colaboração maior e flexível entre poderes, buscando com isso garantir a unidade de decisão, através da interdependência entre os poderes.
Presidencialismo
O sistema presidencialista tem origem racional, influenciada pela teoria de Montesquieu, sobre a separação dos poderes. A separação entre os poderes Legislativo e Executivo constituiu uma forma de governo chamada Presidencialismo.
Parlamentarismo no Brasil
O Imperador possuía muito poder, o poder executivo era por ele comandado, após as eleições o imperador escolhia entre os candidatos liberais e conservadores, o presidente do conselho.
As diferentes formas de exercício do poder
Autocracia: forma de governo autoritário, no qual a vontade de uma pessoa é lei suprema.
Ditadura: forma de governo que o poder se concentra em toro da figura de uma pessoa (ditador), controlam os três poderes: Legislativo, Executivo, Judiciário, procura legitimar seu poder através da força.
Democracia: forma de governo do povo, as pessoas que o integram tem a possibilidade de influenciar abertamente e de modo legal o processo de tomada de decisões.
Monarquia Absoluta: forma de governo que o rei tem o poder absoluto e total em termos políticos.
Monarquia Parlamentar: forma de