formas de poderes
As sociedades de fins particulares têm finalidade como, escolhas de seus membros. As suas atividades visam, de forma direta e imediata, aquele objetivo que determinou a sua constituição por atos conscientes e voluntários. As sociedades de fins gerais têm objetivos indefinidos e genéricos, que ficam expressos por ensejar as condições necessárias para que os indivíduos e as demais sociedades, integrantes delas consigam atingir seus fins particulares.
A existência da sociedade está condicionada por necessárias interações recíprocas e conscientes entre os individuais que compõem essa sociedade. O conjunto humano organizado para consecução de fins coletivos e cooperação regular constitui uma sociedade política. A sociedade política consiste em grupo humano organizado, com o poder próprio, para realizar o bem comum de seus membros.
A política significa, no seu sentido mais amplo e geral, a orientação que fundamenta e mobiliza a gestão dos negócios públicos da coletividade.
A sociedade política é toda comunidade suficientemente vasta e complexa, provida de território definido e dotada de autoridade central, capaz de exercer poder coercitivo no plano interior e de angariar respeito no plano exterior. A sociedade política que tem delimitação mais restrita de pessoas é a família, considerada inerente à natureza humana. A sociedade política de maior importância e amplitude é o Estado.