Teorias das formas de poder
QUESTÕES SOBRE O TEXTO “BOBBIO - TEORIA DAS FORMAS E GOVERNO”
.
13 MARÇO DE 2013
CRICIUMA – SC 1- A partir do capítulo III do livro Teoria das formas de governo de Norberto Bobbio, identifique os diferentes sentidos dados por Aristóteles à palavra "politeia", bem como a relação desta com as demais formas de governo. Aristóteles designa o termo “politeia” como forma de governo, ou seja, constituição. Ele se limita em dizer que é a “ordenação das magistraturas”. Aristóteles designa seis formas de governo, e com base no seu primeiro critério da constituição, o poder pode estar localizado em uma só pessoa (monarquia, em que um governa para todos), em poucas pessoas (aristocracia onde melhores governam para todos) e em muitas pessoas (politia, que seria republica). Já no segundo critério afirma que as constituições são boas ou más e estas contrapõe a forma boa que são a tirania (um governa para si), oligarquia (ricos governam para eles) e democracia (pobres governam para eles). Este segundo critério é considerado desvio. Politia traduz o termo politeia que seria a forma ideal de governo fazendo uma junção de oligarquia com democracia para formar um governo equilibrado entre pobres e ricos que formasse uma classe média.
2- Com base no capítulo IV do referido livro, descreva a maneira como Políbio expõe a teoria cíclica de ascensão e queda dos governos.
Para Políbio a teoria cíclica de ascensão expõe as seis formas de governo sendo elas três boas: reino, aristocracia e democracia. E três más que derivam da primeira: tirania, oligarquia,e a oclocracia. Estas seis formas estão em ordem cronológica formando um ciclo. O ciclo polibiano se desenvolve através da alternância de constituições boas ou más, contudo a constituição boa que segue é inferior aquela que precede. “Em primeiro lugar se estabelece sem artificio e 'naturalmente' o governo de um só a qual segue o reino. Transformando este no regime mal correspondente, isto é,