Formas de poder segundo maquiavel
1- Discrimine, descreva e exemplifique as formas de poder segundo a classificação de Maquiavel.
Segundo Maquiavel, as formas de poder são:
REPÚBLICA: caracterizada pela temporalidade do poder e seu exercício é atribuído ao povo. Outra característica marcante é que ninguém ocupa o maior cargo de uma República se não for através de eleições, portanto está intrinsecamente ligada a um partido ou a uma coligação de partidos políticos. A República pode ser subdividida em:
REPÚBLICA DIRETA: onde a população exerce diretamente as funções do Estado.
Exemplo: Catões da Suíça onde a população se reúne em assembléia ou indiretamente em que a comunidade elege seus representantes.
REPÚBLICA PRESIDENCIAL: onde o presidente ocupa a função de Chefe de Estado e Chefe de Governo.
REPÚBLICA PARLAMENTAR: em que as funções são divididas, ficando o presidente com a função de Chefe de Estado e o Conselho de Ministros com a chefia de governo.
MONARQUIA: que é marcada pela vitaliciedade do poder, que é confiado a uma pessoa física, no caso monarca ou rei, que está no cargo não pelo consenso da coletividade, mas por razões históricas tradicionais, por esse motivo o monarca está desvinculado de partidos ou coligações políticas.
Quanto à extensão do poder
A Monarquia pode ser subdividida em:
MONARQUIA ABSOLUTA: o poder está centrado nas mãos do rei e sujeito a suas arbitrariedades.
MONARQUIA DE ESTAMENTOS (OU DE BRAÇOS): é aquela em que o rei descentraliza certas funções que são delegadas a elementos da nobreza reunidos em Cortes, ou órgãos semelhantes que funcionam como desdobramentos do poder real. Forma de governo antiga típica da Monarquia feudal. Exemplo: Suécia até 1.918.
MONARQUIA CONSTITUCIONAL: é aquela em que o rei só exerce função do Poder Executivo ao lado dos Poderes Legislativos e Judiciário, nos termos de uma Constituição escrita.
Exemplo: Bélgica, Holanda, Suécia, Brasil Império.
MONARQUIA PARLAMENTAR: é aquela em que o rei não exerce