RESENHA O PRÍNCIPE ( MAQUIAVEL)
2316 palavras
10 páginas
As formas de governo vem desde a Grécia antiga , Heródoto nascido no século V a.C. (485?–420 a.C.) em Halicarnasso (hoje Bodrum, na Turquia). geógrafo e historiador Grego já realizava discussões desse tipos e formas do governo em um livro chamado História. Entretanto é evidente nas teorias e formas de governo que os pilares centrais do texto é dissertar sobre as três formas clássicas de governo: democracia, aristocracia e a monarquia. No decorrer do texto vemos trechos em que os gregos discutem sobre a melhor forma de governo , Otanes, Megabises e Dario são os protagonistas dessa conversa, um defende que o governo deve ser do povo (democracia) o outro defende a abolição da monarquia mas não dando o poder ao povo(aristocracia), o último afirma que a monarquia é superior a todas. Sendo assim cada um dos protagonistas do livro de Heródoto tem sua posição definida no debate em questão. Mas o que podemos tirar de importante é que por eles terem sua posição bem definida eles não deixam de elogiar seus tipos de governos mais ideais e fazendo também uma critica construtiva do que é de ruim nas demais, mais adiante vamos ver que Aristóteles vai colocar não apenas três tipos de governo e sim seis classificações.
Aristóteles (384 -322 a.C) classifica como sendo seis tipos e formas e governo: monarquia, tirania, aristocracia, oligarquia, politia e democracia, ainda segundo Aristóteles classifica-os em governos de um, de poucos e de muitos, classificando também em bem e mal, percebe-se no texto que é feito uma tabela que se dá o nome de Políbio que tem a função explicativa pra nos elucidar as questões referenciadas anteriormente, mas para Aristóteles o governo de um tem o governo de um sendo o bem : monarquia e mal : tirania; de poucos; bem:aristocracia, mal: oligarquia e de muitos; bem :politia(república) e mal : democracia.
No texto Aristóteles faz um conceito sobre o governo ideal onde o mesmo defende a tese de que o governo ideal seria a que é apoiada na classe