molde de injeçâo de termoplasticos
O molde de injeção
Molde de Injeção - Molde aberto demonstrando as cavidades
Os moldes de injeção são uma espécie de fôrma que é usada para moldar componentes feitos em plástico. Imagine que na época da páscoa muitas pessoas se propõem a fazer ovos de páscoa e bombons, cada ovo ou bombom feito possui um formato geométrico que é determinado pela fôrma que foi utilizada, ou seja, o chocolate é submetido a uma temperatura e quando atinge o seu ponto de fusão, ele pode ser aplicado com facilidade na fôrma, ao passo que retorna à temperatura ambiente novamente se solidifica fincando com o formato da fôrma que foi usada.
Basicamente da mesma forma acontece com o processo de moldagem de um componente plástico, é fabricado uma fôrma (molde de injeção) que possui a forma final desejada do produto plástico, daí então no processo de injeção o plástico é submetido a uma temperatura que o leva ao seu ponto de fusão, uma vez nesse estado ele é injetado no molde e quando volta à temperatura ambiente, se solidifica passando a ter o formato geométrico das cavidades do molde de injeção.
O processo de injeção
Máquina Injetora - Processo de Injeção
A empresa que irá transformar o plástico em produto compra a matéria prima plástico em grãos, ou seja, o plástico é comprado no estado granulado. Para que o plástico possa ser injetado no molde de injeção é necessário que ele seja aquecido até atingir o seu ponto de fusão.
O aquecimento do plástico é feito por meio da máquina injetora, nessa máquina são colocados o plástico e o molde de injeção, sendo que tanto o molde quanto o plástico