injetora termoplastica
Desde o advento da Revolução Industrial, quadros clínicos decorrentes de sobrecarga do sistema osteomuscular tornaram-se mais numerosos. A partir da segunda metade do século, esses quadros adquiriram expressão em número e relevância social com a racionalização e inovação técnica na indústria (ARIOSI, 2002). Mais recentemente, o novo cenário de mercado trouxe uma competição global com empresas colocando no mercado, inclusive no brasileiro, produtos melhores, entregues no prazo e a custos inferiores aos praticados pela indústria nacional.
Como consequência direta, muitas mudanças e novas propostas de sistema de produção foram focadas na melhoria da produtividade, sem dar a devida e necessária atenção ao trabalhador. O cadência acelerada e repetitiva dos sistemas de produção, agravou o quadro de acidentes de trabalho e doenças profissionais, tanto em curto ou longo prazo.
Todos os anos, mais de 1,2 milhão de pessoas morrem no mundo em acidentes de trabalho ou de doenças relacionadas ao trabalho, o que é o dobro do número de pessoas que morrem em guerras ou de malária por ano. Isso representa dois trabalhadores mortos por minuto. Hoje, morrem mais trabalhadores em acidentes ou doenças ocupacionais do que há 10 anos (acidentes de trabalho; OIT; doenças ocupacionais, 2002).
Preocupada em diminuir o número de acidentes, Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORTs) e queixas em relação às atividades desenvolvidas pelos funcionários,