roteito do relatorio
Atividade colaborativa 3
FSC - Universidade Federal de Santa Catarina
Curso de Extensão - Prevenção do Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas
Tutora: CLARICE ZANETTI
Nome da escola que atua: COLÉGIO ESTADUAL MENDES GONÇALVES
Educadores-cursistas:
CARLOS FERREIRA DE LIMA
LEIDE ESTER FERNANDES SCHNEIDER
ROSI DE JESUS
1. REFERENCIAL TEÓRICO
Droga é toda e qualquer substância, natural ou sintética, que introduzida no organismo modifica suas funções (SILVA, 2009). As drogas estão classificadas em três categorias: as estimulantes, os depressores e os perturbadores das atividades mentais e envolve os analgésicos, estimulantes, alucinógenos, tranqüilizantes e barbitúricos, além do álcool e substâncias voláteis (ROTMAN, 1985).
Estudos mostram que é mais eficiente e ético, trabalhar no campo da prevenção e uma forma dinâmica de se fazer isso é o conhecimento, fornecendo dados de modo reto e científico. A partir das informações, os jovens poderão tomar decisões conscientes e bem fundamentadas sobre as drogas.
Muito se tem feito nos últimos tempos para que as pessoas se previnam contra o uso de drogas. Mas também muito se tem feito, legal ou ilegalmente, para que elas sejam usadas. O resultado final é que as pessoas estão consumindo cada vez mais drogas (TIBA, 2007).
Na escola é possível criar condições para que esta se torne um espaço de participação, realização e criação, e não de fracasso ou exclusão. É função de a escola oferecer situações instigantes como parte de seu processo educativo e que correspondam às necessidades e motivações do adolescente (ALBERTANI, 2008).
Ações de prevenções no cotidiano da escola de forma integrada ao currículo escolar, pois a promoção da saúde abrange diferentes dimensões humanas. Deste modo é importante incluir o tema das drogas em atividades de natureza interdisciplinar, tais como feiras, exposições, gincanas, dramatizações, discussões, palestras e atividades que