TODA FORMA DE PODER
AUXILIAR EM WEB DESIGN
Ayslan Trevizan Possebom
Daniela Eloise Flôr
Fabiano Utiyama
Luiz Fernando Braga Lopes
Versão 1
Ano 2012
Os textos que compõem estes cursos, não podem ser reproduzidos sem autorização dos editores
© Copyright by 2012 - Editora IFPR
IFPR - INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ
Reitor
Prof. Irineu Mario Colombo
Pró-Reitor de Extensão, Pesquisa e Inovação
Silvestre Labiak Junior
Organização
Marcos José Barros
Cristiane Ribeiro da Silva
Projeto Gráfico
Leonardo Bettinelli
Diagramação
Allan Vitikaski
Introdução
A profissão de auxiliar de webdesigner é recente e surgiu com as possibilidades de negócio, entretenimento e educação trazidas pela rede mundial de computadores – a Internet.
Apesar disso, têm forte procura devido a grande demanda de serviços e informações disponíveis na Web.
A World Wide Web (www) ou somente Web é um conjunto de sites (ou documentos) interligados com a ajuda de um padrão de comunicação chamado protocolo TCP/IP. Graças a ele é possível que várias tecnologias diferentes troquem informações entre si.
O conteúdo abordado neste material trata das tecnologias e ferramentas usadas para criar e navegar entre as informações disponibilizadas na Internet. O termo navegar é usado devido a um programa de computador conhecido como navegador (ou browser) que permite que esta interatividade seja possível.
Quase sempre, navegar na Internet inclui fazer solicitações (ou requisições) a “servidores” que podem estar bem distantes. “Servidores” são computadores que atendem as solicitações dos usuários, consequentemente o termo “cliente” é usado para representar quem faz tais requisições. Este curso atém-se ao trabalho desenvolvido do lado do cliente, ou seja, as ferramentas e tecnologias necessárias à construção e manutenção de sites, tratamento de imagem e criação de animações.
Este material não pretende esgotar o assunto que é vastíssimo, apenas apresentar alguns pontos que merecem destaque