Apostila de estruturas pt1 - Edificações
Pres.
CURSO DE EDIFICAÇÕES
Vargas
ESTRUTURAS NA CONSTRUÇÃO CIVIL
PARTE I :
Profº Engº
RUI GARCIA
2ºSem.
2014
FOLHA
01
RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS E
ESTABILIDADE DAS CONSTRUÇÕES.
Bibliografia sugerida
Mecânica Técnica e Resistências dos Materiais
Editora Érica Autor: Sarkis Melconian
Concreto Armado Eu te Amo - Editora Edgar Blücher
Autor: Manoel Henrique Campos Botelho
1 - Introdução à Resistência dos Materiais
Todos os sólidos, em uma ou outra dimensão, têm as propriedades de resistência e rigidez, ou seja, dentro de certos limites são capazes de resistirem a cargas, sem se romperem e sem sofrerem grandes variações em suas dimensões.
A resistência dos materiais é a ciência que trata da rigidez e resistência dos elementos das estruturas.
Através dos métodos da resistência dos materiais realizam-se cálculos, vistos pelo ponto de vista prático, para que sejam determinadas as dimensões necessárias e seguras, das peças que compõem os distintos tipos de estruturas..
As bases fundamentais da resistência dos materiais se apóiam sobre os teoremas da mecânica geral, sobretudo os da estática, sem os conhecimentos dos quais, seria impossível o seu estudo.
2 - Sistema real e esquema de cálculo
Na resistência dos materiais, o estudo da resistência do objeto começa por escolher o esquema de cálculo. Ao começar-se o calculo da estrutura deve-se, antes de mais nada, separar o que é importante do que não é importante, é o mesmo que dizer que não se deve considerar todos aqueles fatores que não influenciam o sistema. Esse tipo de simplificação do problema, ao esquematiza-lo é, em todos os casos, absolutamente necessário, visto que a solução do problema que considere todas as propriedades e fatores que agem em uma estrutura é impossível, devido a que são inesgotáveis. Ao escolher o esquema de cálculo introduzem-se certas simplificações na própria geometria do objeto. A simplificação primeira consiste na redução da forma geométrica do sólido a uma barra, abóbada ou