A TIPOLOGIA MODERNA DAS FORMAS DE PODER
O critério de classificação das várias formas de poder que se baseia nos meios de que se serve o sujeito ativo da relação para determinar o comportamento do sujeito passivo.
O poder econômico
É o que se vale da posse de certos bens, necessários ou considerados como tais, numa situação de necessidade para controlar aqueles que não os possuem.
Consistente na realização de um certo tipo de trabalho. A posse dos meios de produção é enorme fonte de poder para aqueles que os têm em relação àqueles que os não têm.
Exemplo: O proprietário de terras que exerce poder econômico sobre o trabalhador agrícola sem terra. O poder que o primeiro exerce sobre o segundo funda-se essencialmente na posse de um bem necessário e escasso (a terra), e não na coerção física.
Poder ideológico
O poder ideológico se baseia na influência que as ideias da pessoa investida de autoridade exerce sobre a conduta dos demais.
O
poder
ideológico
influencia
o
comportamento
dos
indivíduos
independentemente do uso de coerção física sobre eles, ou da sua necessidade material. O exercício do poder ideológico sobre os indivíduos também influencia o seu comportamento político e econômico, sem, contudo, se confundir com o poder político e econômico que é exercido sobre eles.
Poder político
O poder político se baseia na posse dos instrumentos com os quais se exerce a força física: é o poder coercitivo.
A possibilidade de recorrer à força distingue o poder político das outras formas de poder. Isso não significa que, ele seja exercido pelo uso da força; a possibilidade do uso é condição necessária, mas não suficiente para a existência do poder político.
O uso ou a ameaça do uso da força é, portanto, o meio pelo qual o poder político se exerce. Mas se essa é a condição necessária para o seu exercício, ela não é, contudo, condição suficiente para qualificar o poder exercido pela força como