MECANISMO DE AÇÃO DAS VITAMINAS A, C, E, ZINCO, SELÊNIO e ÔMEGA 3 NO SISTEMA IMUNE
MECANISMO DE AÇÃO DAS VITAMINAS A, C, E, ZINCO, SELÊNIO e ÔMEGA 3 NO SISTEMA IMUNE
SALVADOR – BA
11-11-2013
ATIVIDADE AV 2
MECANISMO DE AÇÃO DAS VITAMINAS A, C, E, ZINCO, SELÊNIO e ÔMEGA 3 NO SISTEMA IMUNE
Salvador
11-11-2013
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
Sistema imune
Influencia dos micronutrientes individuais na função imune
2. VITAMINA A
3. VITAMINA C
4. VITAMINA E
5. SÊLENIO
6. ZINCO
7. ÔMEGA 3
8. REFERÊNCIAS
INTRODUÇÃO
Apesar de cada vitamina ter sua função metabólica específica, as funções gerais das vitaminas são (1) componentes de coenzimas, (2) antioxidantes, (3) hormônios que afetam a expressão gênica, (4) um componente de membranas celulares e/ou (5) um componente da molécula sensível a luz, rodopsina, nos olhos (vitamina A). (WILLIAMS, Nutrição Básica & Dietoterapia).
Vários fatores prejudicam as defesas de nosso corpo, como a alimentação inadequada, estresse, excesso de álcool, fumo e drogas, por exemplo. É muito importante saber que através de uma alimentação saudável o organismo reage melhor às infecções, pois há um fortalecimento do sistema imunológico. ( MINISTÉRIO DA SAÚDE – SVS – SAS)
SISTEMA IMUNE
A participação do sistema imune na manutenção da homeostase do organismo é essencial. O sistema mantém esse equilíbrio por meio de interações colaterais e moleculares cada vez mais reconhecidas como complexas e nas quais se identifica a participação de um número cada vez maior de elementos.
Dentre as várias características da resposta imune adaptativa, talvez a que mais chame a atenção é a especificidade. Um anticorpo produzido frente a um determinado estímulo tem ação relativamente restrita, sendo capaz de interagir com grande afinidade com o antígeno que induziu sua formação, mas apenas marginalmente com outras moléculas, mesmo que semelhantes.
Ao mesmo tempo, a resposta do sistema imune apresenta