Sistema imune intestinal
A maioria das pessoas conhece a associação entre a doença intestinal e as bactérias patogênicas, mas o que não conhece é o papel positivo das bactérias intestinais na nossa saúde e bem-estar.
Há muito tempo se sabe que o intestino não é apenas um órgão digestor. Ele exerce uma função extremamente importante no setor da imunidade no nosso organismo.
A função imunológica depende de três componentes: a barreira intestinal, o sistema imune gastrointestinal e da microflora intestinal.
Sabe-se também que o intestino tem uma rica rede com milhões de neurônios, 80% do potencial imunológico de nosso corpo está presente no intestino, que funcionam como órgãos inteligentes.
A microflora de um homem adulto consiste em uma enorme biomassa viva com mais de 10 bilhões de bactérias, de mais de 400 espécies diferentes. Elas podem ser nativas ou adquiridas no primeiro ano de nascimento ou podem ser adquiridas no primeiro ano de vida, ou transitórias adquiridas por alimentos ou líquidos. Como a absorção se faz durante a passagem do alimento (digerido no estômago) pelo intestino, podemos concluir que mantê-lo saudável é o melhor que podemos fazer pela nossa saúde.
2. Revisão da Literatura
2.1 Sistema Imune Intestinal - Conceito
O intestino é um órgão extremamente importante para o funcionamento do organismo humano, sob diversos aspectos (SILVERTHORN, 2003). Ele tem uma grande, diversificada e dinâmica população de microrganismos altamente adaptados à vida nas superfícies da mucosa ou no lúmen intestinal (BOURLIOUX et al., 2003). Este órgão divide-se em duas partes, anatomicamente bastante diferentes e com funções também diversas: o intestino delgado e o grosso, também denominado cólon (SILVERTHORN, 2003).
O intestino delgado mede cerca de quatro metros de comprimento e se acomoda, enovelado, na cavidade abdominal. Divide-se em 3 segmentos principais: duodeno, jejuno e íleo, e possui a parede interna repleta de vilosidades, que aumentam a superfície de