Imunidade e Alimentação
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde – CCBS
Departamento de Biologia Geral
Ciências Biológicas – Bacharelado
Ana Flavia Lopes, Ariadna Santos, Bruna Araújo e Gezilene Fernandes
IMUNIDADE DA ALIMENTAÇÃO
IMUNIDADE DA ALIMENTAÇÃO
Seminário apresentado ao curso de Ciências Biológicas – Bacharelado da Universidade Estadual de Montes Claros, como requisito parcial para a obtenção de crédito na disciplina Imunologia ministrada pela professora Janete Maria.
Montes Claros – MG
Maio de 2014
INTRODUÇÃO
O sistema imunológico é composto por células e moléculas com funções especializadas em defender nosso corpo contra agentes externos como vírus e bactérias, prevenindo o desenvolvimento de infecções e tumores no organismo.
O trato gastrointestinal constitui, normalmente, um local de intensa atividade imunológica, contendo uma complexa mistura de microbiota inócua, patógenos e macromoléculas complexas capazes de desencadear uma resposta imunológica. O sistema imunológico da mucosa é considerado a maior superfície de contato do organismo com o meio externo no qual desenvolveu mecanismos para regular negativamente as respostas imunológicas a microbiota inócua e antígenos alimentares, desencadeando respostas protetoras contra patógenos.
Existem alimentos que juntamente com os mecanismos de defesa proporciona alta imunidade agindo de forma essencial para garantir uma boa saúde. No entanto maus hábitos alimentares comprometem a habilidade do organismo levando a estados de deficiência nutricional sendo incapaz de resistir e responder a estados infecciosos e inflamatórios, ao desenvolvimento de neoplasias.
Existem também condições normais, no qual a reação alérgica é evitada, pois o trato gastrointestinal e o sistema imunológico fornecem uma barreira que impede a absorção da maioria dos antígenos. É difícil classificar todos os tipos de reações