AS REPRESENTAÇÕES DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES DA BIODIVERSIDADE DE MATA ATLÂNTICA NA REGIÃO DE JOINVILLE (SANTA CATARINA-BRASIL)
AS REPRESENTAÇÕES DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES DA
BIODIVERSIDADE DE MATA ATLÂNTICA NA REGIÃO DE JOINVILLE (SANTA
CATARINA-BRASIL)
par
Maria Luiza Schwarz
Département de géographie
Faculté des arts et sciences
Thèse présentée à la Faculté des études superieures en vue de l’obtention du grade de
Philosophiæ Doctor (Ph.D.) en géographie
Agosto 2007
© Maria Luiza Schwarz, 2007
Université de Montréal
Faculté des études supérieures
Cette thèse intitulée:
As representações de crianças e adolescentes da biodiversidade de Mata Atlântica na região de Joinville (Santa Catarina-Brasil)
présentée par:
Maria Luiza Schwarz
a été évaluée par un jury composé des personnes suivantes:
Resumo
A formação vegetal de Mata Atlântica cobria superfícies do litoral brasileiro desde o Rio Grande do Norte até o Rio Grande do Sul. É a segunda maior floresta tropical úmida do Brasil. Apesar do acelerado processo de degradação ambiental, com o comprometimento das florestas da região de Joinville, existem muitas áreas ainda preservadas. Este trabalho tem como objetivo verificar as representações de crianças e adolescentes relacionadas à biodiversidade da Mata Atlântica e avaliar se existem diferenças entre idade e gênero nessas representações.
Para responder aos objetivos, utilizamos uma combinação de técnicas que incluem entrevistas estruturadas, entrevistas semi-estruturadas, além da utilização de imagens e desenhos. Foram entrevistados 202 jovens de uma escola privada da região urbana de Joinville no estado de Santa Catarina, sendo 112 meninas e
90 meninos. Os resultados tratam sucessivamente do reconhecimento do bioma de Mata Atlântica e de suas regiões fitoecológicas, de sua diversidade específica e da preferência para com espécie de planta e animal, e pelas representações deste bioma expressados através dos desenhos feito pelos jovens.
Esta pesquisa direcionou-se em quatro principais constatações:
1. As