VIDRARIAS
AULA: DE VIDRARIA E SEGURANÇA
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO _____________________________________________________03
DESCRIÇÃO_____________________________________________________04-08
CONCLUSÃO______________________________________________________09
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS___________________________________09
INTRODUÇÃO
O químico é um profissional que investiga a composição das substâncias, as suas propriedades, suas transformações, os efeitos dessas transformações em novas substâncias e o desenvolvimento de modelos que possam explicar esses fenômenos. Além disso, ele atua no desenvolvimento de processos de análise, síntese de substâncias e materiais, bem como na separação de misturas.
Mas para realizar esse trabalho de modo eficaz, os cientistas dependem cada vez mais da construção de aparelhos e equipamentos que tenham a maior precisão possível. Entre esses equipamentos, os mais usados pelos químicos são as vidrarias, que recebem esse nome exatamente porque são feitas em sua maioria de vidro temperado, dessa forma aguentam temperaturas muito elevadas. Quando são manuseados soluções que reagem com o silicato existente no vidro, como por exemplo a hidroxila, devemos armazenar as soluções em recipientes feitos de PVC (plástico).
A execução de qualquer tarefa num laboratório de química envolve, geralmente, uma variedade de equipamentos que devem ser empregados de modo adequado, para evitar danos aos materiais, desperdício de soluções e acidentes pessoais. A escolha de um determinado aparelho, vidraria ou material depende dos objetivos e das condições em que o experimento será executado. Entretanto, na maioria dos casos, o experimentador deve fazer a associação entre equipamento e finalidade.
DESCRIÇÃO DAS VIDRARIAS
ALMOFARIZ COM PISTILO