Vidrarias
As principais vidrarias volumétricas usadas em laboratórios farmacêuticos são balões volumétricos, pipetas volumétricas, pipetas graduadas, cálices graduados, becker graduado, bastões de vidro, provetas graduadas e buretas graduadas. Alguns fatores relacionados ao uso desses produtos podem causar erros experimentais. Nesse sentido, a limpeza deve receber atenção especial (ALBERTO NASCIMENTO, 2011).
13.1.1Todo o equipamento usado nos laboratórios deve ser de uma especificação suficiente para a finalidade pretendida, e mantido num estado de manutenção e calibração consistente com seu uso. Equipamentos normalmente encontrados no laboratório químico podem ser classificados como: ii) equipamento volumétrico (p. ex. frascos, pipetas, picnômetros, buretas,etc.) e instrumentos de medição (p. ex. hidrômetros, viscosímetros de tubo em “U”, termômetros, cronômetros, espectrômetros,cromatógrafos, medidores eletroquímicos, balanças, etc.) (ANVISA, 2005).
Cada vidraria é usada com uma finalidade específica. Já os mais estreitos, como as pipetas e os balões volumétricos, identificam facilmente a variação de pequenas gotas no volume do recipiente, sendo, portanto, mais precisos.
Pipeta volumétrica: Todas as pipetas são usadas para medir e transferir volumes de líquidos ou soluções, em que se coloca o líquido por um orifício na extremidade inferior através da sucção. O volume que é medido e transferido é fixo. (JENNIFER ROCHA VARGAS FOGAÇA, 2013).
Pipeta: utensílio para medir e transferir líquidos, o líquido entra por um orifício na extremidade inferior através da sucção (LÍRIA ALVES, 2009).
PIPETA VOLUMÉTRICA: Usada para medir e transferir volume de líquidos. Não pode ser aquecida pois possui grande precisão de medida (EVERTON BONTURIM, 2008).
FUNIL DE BUCHNER
FUNIL DE BUCHNER: Utilizado em filtrações a vácuo. Pode ser usado com a função de FILTRO em conjunto com o KITASSATO. (EVERTON BONTURIM, 2008).
Funil: usado em filtrações simples (JENNIFER