Vidrarias
CURSO DE NUTRIÇÃO
Vidrarias
FORTALEZA
2014
Vidrarias
Relatório da disciplina de Bioquímica do curso de Graduação em Nutrição do Centro Universitário Estácio do Ceará como exigência para a complementação da nota avaliativa.
Orientadora: Profa.
FORTALEZA
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 OBJETIVOS 4
2.1 Objetivo geral 4
3 MATERIAL E MÉTODOS 5
4 CONCLUSÃO 7
5 REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO
São usadas, em laboratório, várias vidrarias para a manipulação de substâncias. Em todos os experimentos laboratoriais, há necessidade da determinação precisa das medidas a serem usadas.
As vidrarias são, em sua maioria, instrumentos de vidro, cristal ou temperado, para que as medidas sejam precisas e o recipiente não reaja com a substância contida nele. Entretanto, elas devem ser tratadas com o maior cuidado possível, principalmente porque o vidro utilizado nelas é mais trabalhado que os de outros vidros qualquer, e são mais caros, obviamente. Os materiais de metal podem servir para suporte e manuseamento das vidrarias. Existem também matérias que são de porcelana, borracha ou de plástico que são fontes de aquecimento. Vidraria refere-se a uma grande variedade de equipamentos de laboratório que tradicionalmente são feitos de vidro, mas também podem ser plásticos. Em geral são utilizados em análises e experimentos científicos, principalmente nas áreas de química e biologia. Contudo o vidro ainda é muito utilizado devido a sua transparência, resistência ao calor e por ser praticamente um material inerte.
Geralmente a vidraria de laboratório apresenta graduações e marcas volumétricas em suas paredes. Essa marcação pode ser de maior ou de menor precisão de acordo com sua marcação. Além das marcações, da precisão e do tipo de material, a vidraria