Formas de Organização do Trabalho
Taylorismo foi um movimento de racionalização do trabalho criado por um engenheiro americano chamado Frederick W. Taylor (1856-1915). Taylor foi um dos primeiros a utilizar um método de organização objetiva do trabalho.
Em 1911 Taylor publicou “Os Princípios da Organização”, obra na qual expôs seu método, o Taylorismo se resume basicamente a seguinte frase: “Trabalho repetitivo onde o trabalhador que produzisse mais em menos tempo receberia prêmios como incentivos”.
Outras características do Taylorismo:
- Economia de mão de obra.
- Aumento da produtividade no trabalho.
- Corte de “gestos desnecessários de energia” e de “comportamentos supérfluos” por parte do trabalhador.
- Acabar com qualquer desperdício de tempo. Algumas Imagens do Taylorismo, onde cada empregado tinha uma função especifica:
O fordismo
O Fordismo foi um termo criado por Henry Ford, no ano de 1914, esse termo referia-se ao sistema de produção em massa (linha de produção). Henry Ford é o fundador da Ford Motor Company (montadora estadunidense, uma das maiores do mundo). Esse sistema de produção criado revolucionou a indústria automobilística a partir de janeiro de 1914, quando Ford introduziu a primeira linha de produção automatizada, Ele seguiu à risca os princípios de padronização e simplificação de Frederick Taylor e desenvolveu outras técnicas avançadas para a época. Suas fábricas eram totalmente verticalizadas. Ele possuía desde a fábrica de vidros, a plantação de seringueiras, até a siderúrgica.
O veículo pioneiro produzido segundo o sistema fordista foi o mítico Ford Modelo T: Mesmo com toda esse ótimo meio de produção, em 2007 a Toyota (montadora automobilística) tornou-se a maior montadora do mundo extinguindo por completo o Fordismo.
Algumas imagens do sistema de montagem Fordismo: