Qualidade de Vida do Servidora da DIATINF IFRN

9191 palavras 37 páginas
INSTITUTOFEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE – IFRN
DIRETORIA ACADÊMICA DE GESTÃO E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO – DIATINF
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA

MARIA DA CONCEIÇÃO DANTAS
FÁBIO FERREIRA DA SILVA.

PROJETO INTEGRADOR:
A qualidade de vida do servidor da DIATINF – IFRN/CNAT

NATAL/RN
2013
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 2
1.1 OBJETIVOS 4
1.1.1 Objetivo Geral 4
1.1.2 Objetivos Específicos 4
1.2 JUSTIFICATIVA 4
2 REFERENCIAL TEÓRICO 6
3 METODOLOGIA 10
4 ANÁLISE DE RESULTADOS 11
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS 24
REFERÊNCIAS 26
APÊNCIDE 01 - Aspectos consolidados 28
ANEXO 01 - Questionário de entrevista 31

1 INTRODUÇÃO

Em se tratando de qualidade de vida, observa-se que tal questão perpassa inúmeras esferas da vida do indivíduo, sendo um ponto de extrema relevância, seja no meio empresarial ou em qualquer outro segmento da vida do indivíduo, tanto na saúde física e mental como no lado espiritual, de modo que se possa ter qualidade de vida estando tudo em harmonia. Nesse aspecto, a busca pelo equilíbrio entre as várias esferas da vida é o um desafio ao ser humano, e para que esse equilíbrio seja alcançado, se faz necessário cultivar valores no âmbito familiar, religioso, na manutenção da saúde física e bem como na esfera do trabalho.

“Buscar o equilíbrio entre as esferas da vida para viver em harmonia consigo mesmo, com as pessoas e o mundo é o grande desafio do ser humano. Para alcançarmos esse equilíbrio, é necessário cultivarmos [...] valores, alicerçados na família, na religião, na educação e no trabalho.” (Grupo Metha, SP)

A questão de qualidade de vida ganhou forma na década de 1950, com o surgimento da abordagem sociotécnica. Porém, apenas na década de 1960 foi ganhando espaço nos campos social, empresarial e governamental, com o intuito de organizar as tarefas laborais de forma a minimizar os efeitos negativos do

Relacionados