Passos para realização de uma feira
Curso de Licenciatura em Pedagogia
Metodologia do Ensino de Ciências
Roteiro de observação da 2ª FECITEJ – 6º Semestre
A partir de suas observações pessoais e pesquisa junto aos organizadores, relacione os passos para a organização de uma feira como esta. Não esqueça do roteiro de apresentação de trabalho e avaliação.
Alguns aspectos são importantes na montagem de uma feira:
É fundamental que o local da feira tenha um bom aspecto externo e interno, seja bem conservado e limpo.
Organizar e promover uma feira começa com uma boa idéia e estrutura-se com o planejamento.
O planejamento de uma feira comunitária ou municipal, por exemplo, exige o envolvimento de muitas pessoas e organizações locais, devendo ficar claros os momentos e as responsabilidades de cada um. Isso não dispensa, entretanto, a constituição de comissões específicas, sob a coordenação de um grupo ou comitê gestor.
Ao planejar uma feira, os promotores e organizadores levam em conta a existência de, basicamente, dois tipos de público-alvo: expositores (ou ofertantes) e visitantes (ou compradores).
A correta seleção dos expositores é determinante para o sucesso de qualquer feira ou exposição. Quando o conjunto dos expositores não é bem balanceado, ou seja, quando os tipos de produtos e serviços apresentados não são diversificados, atraente e adequado à proposta da feira, mas, ao contrário, está fora da realidade ou das necessidades dos visitantes, a feira tende a não ser atraente e, portanto, ter seu fluxo de visitantes profundamente prejudicado.
Quanto à infraestrutura de apoio a expositores e visitantes, o recinto ferial deve contar com serviços de secretaria eficientes, instalações sanitárias adequadas, higienizadas e permanentemente revisadas, serviço de telefone público, serviço de alimentação, serviço de som e de utilidade pública, serviço de primeiros socorros, centro de atendimento ao expositor, depósito controlado e, ainda,