Formas Alternativas de Intervenção - Educação Física Adaptada
Grupo 1: Amanda Pasculli, Camila Siriani, Mariama Barreto, Marina Gargano e Nicholas de Sá
Educação Física – Turma 2
Formas Alternativas de Intervenção
No presente estudo encontraremos informações sobre meios alternativos e técnicas terapêuticas não convencionais direcionadas à reabilitação, o retorno ao estado de saúde e o bem-estar. Tais técnicas e abordagens integram o corpo e a mente, promovendo o contato direto e consciente com o corpo como a massagem e os exercícios, a meditação, a musicoterapia, a terapia do humor, contato com cachorros e cavalos (pet terapia e equoterapia respectivamente).
A massagem gera inúmeros benefícios, como por exemplo, a redução da taxa cardíaca, da tensão muscular, da fadiga e ansiedade, aumenta a auto-estima e a auto-aceitação pessoal. As práticas mais comuns e conhecidas de massagem são: o Shiatsu, a massagem Sueca, entre outros. Existem também outras formas de intervenção como o relaxamento muscular progressivo, o RPG e o Tai Chi Chuan.
A dançaterapia permite estabelecer impressões sobre o jogo afetivo por meio do movimento. Como meio terapêutico, ela é muito importante para o controle de estresse.
Já a meditação surge como “válvula de escape” do cotidiano contemporâneo. Tal técnica é utilizada contra a ansiedade generalizada e a síndrome do pânico. Exercícios respiratórios e posturais como a Ioga podem ser utilizados primeiramente em grupos, e mais tarde individualmente em locais tranqüilos.
A musicoterapia é utilizada como técnica de relaxamento por meio da escuta de músicas. Atua no sistema límbico (das emoções) e direciona a atenção de grupos com dificuldade de compreender o relaxamento voluntário como deficientes intelectuais e autistas.
A terapia do humor é uma forma de intervenção que utiliza o riso para reabilitação. Para isso, usa jogos e atividades socializadoras para melhorar o humor dos participantes. Uma das atividades preferidas é a dramatização.
A pet terapia