Ferramentas articuladas
Alicates são usados para muitas finalidades, sendo uma das ferramentas mais comuns em uso pelo homem. Na maioria dos casos, o uso se dá em trabalhos de mecânica, de eletricidade e de eletrônica. Existem diversos tipos e tamanhos de alicate, cada um adaptado às suas aplicações específicas.
Cabeça
é a parte do alicate que incide força sobre o objeto trabalhado.. A função da cabeça pode ser, por exemplo, segurar, apertar, cortar, conformar ou até mesmo combinar diversas destas funções.
Articulação
é o vínculo mecânico entre as peças articuladas do alicate, responsável por servir de apoio para a transferência de força dos cabos à cabeça. Podem haver ainda articulações mais complexas de acordo com a finalidade, como num alicate de pressão, por exemplo.
Cabos
são os braços onde o usuário aplica força. Podem apresentar curvatura diversa, de acordo com a conveniência anatômica do uso. O tamanho também pode variar proporcionalmente, de acordo com a quantidade de força que se deseja transferir à cabeça.
Gangorra
O conceito de inércia rotacional é semelhante ao de inércia translacional. Para descrever a inércia rotacional e o movimento rotacional nós precisamos identificar as quantidades físicas associadas ao movimento rotacional. A posição angular descreve a posição da gangorra em relação a uma orientação de referência. A unidade SI da posição angular e o radiano. Se a gangorra esta rotacionando a posição angular esta variando, existe a velocidade angular. A velocidade angular define a velocidade de rotação da gangorra.
A direção da velocidade angular e definida pela regra da mão direita. Podemos agora descrever o movimento rotacional de uma gangorra livre. A primeira lei de Newton do movimento