Ifmg ferramnetas manuais

975 palavras 4 páginas
[pic]
CAMPUS OURO PRETO MG
DICIPLINA: PTI1
PROFESSOR: ADRIANO
TEMA: ALICATE UNIVERSAL
ALUNA : LENILDA XAVIER GILMARA APARECIDA

FERRAMENTAS MANUAIS

ALICATE

Ouro Preto,24 de fevereiro de 2012.

FERRAMENTAS MANUAIS

Alicate é uma ferramenta articulada que serve fundamentalmente para multiplicar a força aplicada pelo usuário para incidi-la sobre o objeto desejado.
Alicates são usados para muitas finalidades, sendo uma das ferramentas mais comuns em uso pelo homem. Na maioria dos casos, o uso se dá em trabalhos de mecânica, de eletricidade e de eletrônica. Existem diversos tipos e tamanhos de alicate, cada um adaptado às suas aplicações específicas.

História
Alicates foram inventados na Europa cerca de 2000 a.C. para agarrar objetos quentes, especialmente ferro em fundições. As ilustrações mais antigas mostram o deus grego Hefaistos (deus da forja) em sua fundição. Alicates que possuem principalmente a função de manipular com segurança objetos muito quentes costumam ser chamados de tenazes. O número dos diferentes tipos de alicates cresceu juntamente com a invenção dos diferentes objetos nos quais são usados: ferraduras, abraçadeiras, cabos, canos, componentes elétricos e eletrônicos. Pela variedade de objetos e operações, a variedade de alicates hoje provavelmente excede a de todas as demais ferramentas manuais (chaves de fenda são sempre para parafusos, serras para serrar, martelos sempre para bater, etc.).

Partes do Alicate

[pic]
Partes do Alicate
O alicate é composto de três partes básicas: a cabeça, a articulação e o par de cabos.

Cabeça
É a parte do alicate que incide força sobre o objeto trabalhado. Nela que ocorrem as adaptações mais significativas para as diferentes aplicações, de acordo com o tipo de incidência que se deseja. A função da cabeça pode ser, por exemplo, segurar,

Relacionados