A Importância da inclusão das Pessoas com necessidades Especiais nos esportes
Existem ainda outros que optam por não estabelecer uma diferenciação mais efetiva entre esses conceitos, sob o argumento de que os mesmos podem ser considerados, em termos operacionais, como sinônimos (PICCHI, 2002)
Nesse sentido, uma das alternativas poderia ser discutir níveis em que ocorre integração ou inclusão. EDLER DE CARVALHO (1991) estabelece uma distinção entre quatro diferentes tipos de integração:
Integração física: redução da distância física entre pessoas com e sem deficiência.
Integração social: aproximação psicológica e social com contatos espontâneos e regulares, estabelecendo-se laços afetivos.
Integração funcional: utilização dos mesmos meios e recursos disponíveis por pessoas com e sem deficiência.
Integração Societal: igualdade de possibilidades legais e administrativas no acesso aos recursos sociais, de influir em sua própria situação pessoal, de realizar
trabalho produtivo, de fazer parte da comunidade.
Tomando como base a classificação adotada por Edler de Carvalho, em especial, o conceito de integração societal engloba os demais. Trata-se do ideal imaginado pela maioria das propostas de inclusão. Entretanto, freqüentemente percebe-se que o próprio uso dos conceitos de inclusão ou integração é feito sem uma devida delimitação. Não raro, verificarmos o