resuma mostra academica
Autor: Ivana Maria Lamberti Miotti¹
Co-autor: Luan Linhares Garcia²
INTRODUÇÃO
O esporte é tradicionalmente conhecido pelos benefícios que traz ao desenvolvimento humano, contribuindo na formação física, intelectual, emocional e social das pessoas.
Para um entendimento do esporte no mundo contemporâneo como fenômeno sócio-cultural é necessário compreendê-lo como prática social dentro e fora das consciências individuais no cotidiano da família, da escola e da comunidade. A criação de valores como respeito, cooperação, auto-estima, solidariedade, disciplina, liderança, entre outros, através de atividades esportivas contribui de maneira significativa para a redução das injustiças, vulnerabilidade social e exclusão que afligem grande parte da população em nossa sociedade.
Segundo TUBINO (2001), o mundo esportivo passou a procurar as interseções do saber esportivo e a buscar novos conhecimentos e caminhos a fim de que o esporte pudesse atender as necessidades nas dimensões educacionais, de rendimento e de participação.
Para que a dimensão social do esporte seja significativa, primeiramente ele deve proporcionar as pessoas utilizar sua prática na consolidação de estilos de vida que busquem superações, entretenimento e qualidade de vida. A intenção é que as atividades esportivas realizadas possam gerar melhores condições de vida para as diferentes populações, como crianças, adolescentes e portadores de necessidades especiais, combatendo as situações de violência, uso de drogas, maus tratos e discriminação.
A inclusão é um ato de cidadania, ela atinge a todos e, exige uma modificação de nós mesmos para aceitação e compreensão das pessoas que possuem algo diferente daquilo que socialmente consideramos como padrão.
Estamos em uma época dos direitos e liberdades individuais e universais, onde busca-se a igualdade de oportunidades e de integração a todas as pessoas. A Constituição Federal garante dentre os direitos