cdcdsc
601 palavras
3 páginas
CENEB- Centro de Ensino EbenézerEDUCAÇÃO FÍSICA
Ceilândia 06 de junho de 2014
A IMPORTÂNCIA DO VOLEIBOL COMO FATOR DE
INCLUSÃO ESCOLAR
Ceilândia 06 de junho de 2014
Introdução
O presente trabalho tem por objetivo intensificar o conhecimento do voleibol como fator de inclusão de maneira geral.
O vôlei pode assumir caráter inclusivo dentro da escola a partir do momento em que por meio deste, são trabalhadas as habilidades dos alunos, tornando estes, aptos não somente no vôlei, mas também em outros esportes e atividades que exijam movimento.
O vôlei também incorpora a inclusão, quando o presente esporte pode ser adaptado para pessoas que possuem necessidades especiais, como é o caso do vôlei sentado
Nas últimas décadas (60, 70,80) o esporte que mais se popularizou foi, sem sombra de dúvida, o voleibol. As conquistas das nossas seleções, o espaço na mídia ocupado por esse esporte, o surgimento dentro dele de novos ídolos e o sucesso em termos de marketing esportivo, tornaram o voleibol como o segundo esporte dos brasileiros.
Seja para lazer, seja para manter a saúde, seja para competir de fato, o voleibol é um dos esportes mais procurados. A televisão faz com que, independentemente de classe social, o brasileiro passasse a gostar de voleibol, a entendê-lo e a praticá-lo.
Enfim, entende-se hoje, que o voleibol é um esporte indispensável na educação física escolar, pois a pratica dele faz com que crianças e adolescentes tenham uma melhor qualidade de vida e que, propiciam ao individuo, ainda quando criança, a oportunidade de adquirir as habilidades motoras consideradas fundamentais para a aquisição de conhecimentos, relações sociais e afetivas com o mundo que o rodeia.
Como conteúdo da disciplina Educação Física Escolar, o voleibol é entendido e colocado no âmbito da cultura corporal de movimento. A forma de trabalha-lo com os alunos não deve ser excludente e sim inclusiva, pois todos os alunos têm direito ao movimento,