Hidroterapia
Uma tradição milenar ganha status de ciência e hoje é utilizada como tratamento fisioterapêutico para problemas motores e sensoriais.
Hipócrates (460-375 a.C.) já utilizava o contraste entre banhos quentes e frios para a cura de doenças, assim como Johann S. Hahn (1696-1773), que é considerado por muitos, o pai da hidroterapia moderna por tratar muitos de seus pacientes utilizando esta técnica. Porém foi um monge alemão no século 19 chamado Sebastian Kneipp (1821-1897), um dos principais precursores da Hidroterapia tal como é hoje divulgada e praticada em todo o mundo.
O termo hidroterapia é derivado das palavras gregas hydro (água) e therapeía (cura). Seu efeito curativo baseia-se nos princípios mecânicos e térmicos da água aquecida, que através do toque na pele e das respostas corporais pela pressão da água, provocam diversos estímulos ativando o sistema imunológico, aumentando a circulação e diminuindo a sensação dolorosa.
Fisioterapia na Água
A imersão em água aquecida oferece diversos benefícios para o processo da reabilitação física. Além do ambiente agradável, descontraído e relaxante, a hidroterapia utiliza os princípios da água, aplicando-os corretamente nas necessidades terapêuticas, facilitando assim a reabilitação do paciente. Outra vantagem é a facilidade de mobilização e posicionamento do paciente para a realização da terapia, principalmente nos casos de dores agudas.
Beneficios da Hidroterapia
A imersão em água aquecida promove diversos benefícios, dentre eles:
Alivia a dor e os espasmos musculares.
Melhora a circulação sanguínea.
Aperfeiçoa o equilíbrio corporal e a coordenação motora.
Favorece o aumento das amplitudes de movimento, direta e indiretamente.
Promove o relaxamento muscular e emocional.
Diminui os edemas (inchaços), favorecendo o retorno venoso.
Estimula o trabalho respiratório, melhorando a capacidade pulmonar.
Facilita o treinamento muscular e o condicionamento cardiovascular.
Oferece