forma de organizar um departamento de vendas
Segundo o princípio básico de organização de um departamento, “A forma deve acompanhar a função”, ou seja, a partir das funções empresariais é que se determina o tipo de estrutura mais adequado.
Além disso, deve existir constante preocupação por parte dos administradores em manter um relacionamento harmonioso, pois, de uma forma ou de outra, sempre haverá interação interdepartamental, uma vez que nas empresas não existem departamentos isolados. Neste sentido, o departamento de vendas pode colaborar com o de produção, fornecendo ideias para novos produtos, previsões de vendas etc. Poderá desenvolver custos e preços junto ao departamento de contabilidade e finanças, bem como orçamentos. No setor de pessoal poderá, entre outras atividades, preparar fichas de seleção, testes. Como vemos, estes são apenas alguns dos pontos de relacionamento. No dia-a-dia. A inter-relação é ainda mais intensa.
Por isso, os administradores devem procurar manter uma estrutura organizacional harmoniosa, adapta ás reais necessidades da empresa.
Quais as principais formas de estrutura possíveis?
Um departamento de vendas pode ser estruturado basicamente por território, por clientes, por produtos ou uma forma mista dessas.
Organização de vendas por território
Na organização de vendas por território, torna-se como base da organização a divisão geográfica. As unidades são determinadas seja considerando uma cidade, uma região, um estado ou qualquer outra forma de divisão territorial. As regiões podem ser controladas por um gerente regional que, por sua vez, poderá controlar o gerente distrital. Aos vendedores são então atribuídos os territórios específicos, com responsabilidade pelo desempenho local.
A venda por território é mais recomendada para empresas que vendem para clientes mais ou menos homogêneos e que estejam de certa forma concentrados.
Como vantagens de uma organização deste tipo salienta-se a maior flexibilidade, além do