teoria da contabilidade
R: Não. Elas complementam as demonstrações contábeis. Como o nome sugere, é explicar alguns fatos e números expressos nas varias demonstrações publicadas. Ate mesmo itens que não apareçam na DRE, Balanço ou outra demonstração podem ser evidenciadas nas Notas Explicativas. Considerando a teoria são ferramenta de complemento as demonstrações que ajudam a dar mais transferência à administração e aos resultados publicados. Questão 2 - Apresentamos a seguir várias práticas operacionais que foram implementadas em algumas entidades. Identifique o princípio contábil que justifica a maneira mais apropriada para esses procedimentos e práticas. Utilize apenas um item por descrição: 1) R: Principio da Oportunidade
2) R: Principio da competência 3) R: Principio do registro pelo valor original Questão 3 - Represente para cada Teoria do Patrimônio Líquido a equação correspondente.
R: Teoria do proprietário: a equação patrimonial e expressa por (ativo - passivo = patrimônio liquido . Teoria da entidade: a equação patrimonial e expressa com: (ativo = passivo+ patrimônio liquido da entidade.Teoria dos fundos: a representação da equação patrimonial segundo essa teoria é: ( aplicações + recursos ou usos ) = fontes Teoria do comando: Não possui equação. Questão 4 - Identifique as diferenças entre Despesa que se transforma em um Ativo e entre um Ativo que pode se transformar em Custos. Dê um exemplo para cada situação:
R: Despesa são os gastos relativos a atividades que, embora essenciais para a empresa, não constituem aplicação direta ou mesmo indireta na construção do bem ou serviço vendido. Temos aqui como despesas os gastos com escritório, por exemplo, conta de água e luz desde que não estejam os valores devidamente ligados a produção, etc.
Ativo já representa os bens e direitos da