Fordismo
CURSO SUPERIOR DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
ANTONIA VANUZA LIRA
DA ROTINA À FLEXIBILIDADE - Analise das caracteristicas do fordismo fora da industria.
Brasailia/DF
2015
DA ROTINA À FLEXIBILIDADE
Analise das caracteristicas do fordismo fora da industria.
Este trabalho será apresentado ao Curso Superior de Bacharelado em Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Fundamentos e Teoria Organizacional, Comunicação e Linguagem, Homem, Cultura e Sociedade, Comportamento Organizacional.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 0
DESENVOLVIMENTO 0
CONSIDERAÇÕES FINAIS.....................................................................................
REFERENCIAS 12
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho vem abordar uma produção textual elaborada com o objetivo de aprofundar o conhecimento teórico sobre as disciplinas do semestre a partir da leitura de um artigo científico, “Da rotina à flexibilidade: análise das características do fordismo fora da indústria”.
Este artigo trata da transição do "fordismo" ao "pós-fordismo", ou seja, da produção em massa para a produção flexível, e das mudanças no mundo do trabalho. Dentre essas transformações tem-se que o aumento do desemprego e do trabalho informal, além da expansão do emprego no setor de serviços. O autor demonstra que as características do fordismo passam a ser verificadas, no mercado detrabalho atual, no setor de serviços e no setor informal da economia; para usar conceitos de Bauman, determinadas características da modernidade sólida passam a fazer parte da modernidade líquida, mas em outros setores que não mais o da indústria.
Primeiramente, o autor retoma a época taylorista e fordista para caracterizar esses modos de produção e as suas características, importantes organizadores da indústria até meados da segunda metade do século passado. Em segundo lugar, mostra