Doença de notifica o compulsoria
Disciplina – Doenças de Notificação Compulsória
Introdução
Os retrovírus pertecem à família Retroviridae e infectam principalmente animais vertebrados, podendo causar várias doenças como tumores malignos, imunodeficiência e doenças neurológicas. Pode ainda ocorrer infecção assintomática, isto é, o vírus pode estar presente sem causar nenhum problema de saúde no hospedeiro. São exemplos de retrovírus: os vírus da imunodeficiência humana (HIV-1 e HIV-2), o vírus da leucemia de bovinos (BLV), o vírus da imunodeficiência de felinos (FIV), o vírus linfotrópico humano tipo I e II (HTLV-I/II - Human T Lymphotropic Virus Type
I/II).
HTLV (INFECÇÃO PELO VÍRUS T- LINFOTRÓPICO
HUMANO)
O que é
A doença é causada pelo vírus T-linfotrópico humano (HTLV), que infecta as células de defesa do organismo, os linfócitos T. O HTLV foi o primeiro retrovírus humano isolado (no início da década de 1980) e é classificado em dois grupos: HTLV-I e HTLV-II.
HTLV I/II Estrutura e Ciclo de Replicação
Qual a estrutura dos vírus HTLV-I/II?
Veja, na Figura 1, uma representação esquemática da partícula viral. A estrutura da partícula viral é comum à dos demais retrovírus, possuindo genoma de RNA de fita simples, com duas cópias.
Genoma - conjunto de genes de um organismo.
O genoma está associado às enzimas transcriptase reversa, integrase e protease. O RNA e essas enzimas ficam dentro do capsídeo viral e de uma matriz protéica, constituídos pelas proteínas p24 e p19, respectivamente.
Cada
partícula possui uma camada externa, o envelope viral, onde se encontram as proteínas gp21 e gp46.
Os HTLV-I/II são retrovírus que infectam linfócitos T maduros, CD4+.
Retrovírus - vírus que usam uma enzima (transcriptase reversa) para copiar seu genoma, de ácido ribonucléico (RNA), para a forma de ácido desoxirribonucléico (DNA).
Como ocorre a replicação do vírus?
Veja, na Figura 2, como o vírus passa a fazer parte da célula infectada pelo hospedeiro.