biologia
EPIDEMIOLÓGICA NO NÍVEL LOCAL EM DIREÇÃO À VIGILÂNCIA À SAÚDE
POSSIBILITIES AND LIMITS OF EPIDEMIOLOGICAL SURVEILLANCE AT THE
LOCAL LEVEL TOWARDS HEALTH SURVEILLANCE
POSSIBILIDADES Y LÍMITES DEL TRABAJO DE VIGILANICA
EPIDEMIOLOGICA EN LOS SERVICIOS SANITARIOS
HACIA LA VIGILANCIA DE LA SALUD
Verônica Maria Rodrigues*
Lislaine Aparecida Fracolli**
Maria Amélia Campos de Oliveira***
Rodrigues VM, Fracolli LA, Oliveira MAC. Possibilidades e limites do trabalho de vigilância epidemiológica no nível local em direção à vigilância à saúde. Rev Esc Enferm USP 2001; 35(4): 313-9.
RESUMO estudo tem como marco referencial o processo de trabalho em saúde e em enfermagem, e como objetivos descrever e analisar as ações de Vigilância Epidemiológica (VE) desenvolvidas em uma unidade de saúde, buscando identificar o quanto se aproximam da estratégia de Vigilância à Saúde (VS). Utilizou-se como referência um check-list elaborado com base nas ações de VE preconizadas pelo Ministério da Saúde. Os dados obtidos demonstraram que na unidade de saúde estudada, as ações de VE restringiam-se à notificação e ao controle das doenças transmissíveis e que o trabalho da enfermeira na
VE caracteriza-se por atividades burocráticas. Conclui-se pela necessidade de se ampliarem as discussões sobre as formas de operacionalização da VS nos serviços de saúde.
PALAVRAS-CHAVE: Vigilância epidemiológica. Saúde pública. Enfermagem em saúde comunitária.
O
ABSTRACT
The aim of this study is to describe and analyze Epidemiological Surveillance activities (ES) developed in a Health Care
Unit and to identify their adherence to recommended Health Surveillance (HS) strategies. A checklist with the activities recommended by the Ministry of Health was used to conduct interviews with health professionals involved in ES activities.
The data obtained from these interviews showed that Epidemiological Surveillance activities are limited to