Mitose e Meiose
A meiose é um processo de divisão celular através do qual uma célula tem o seu número de cromossomos reduzido pela metade, no qual ocorrem duas divisões nucleares sucessivas — Divisão I e Divisão II. Sua finalidade é a produção de gametas em animais e produção de esporos em plantas e a sua importância é a redução do numero de cromossomos a metade, dessa forma a meiose compensa a fecundação de gametas e garante a constância do numero cromossômico ao longo das gerações.
Suas semelhanças é que ambas são processos de reprodução celular através da divisão. A principal diferença está no fato de que na mitose uma célula mãe gera duas células filhas com conteúdo genético idêntico ao da célula mãe, enquanto na meiose uma célula mãe gera quatro células filhas, cada uma delas contendo metade da carga genética da célula mãe.
Portanto a mitose é o processo de divisão celular do tipo em que ocorre desde o aparecimento da primeira célula do feto, mesmo sendo o zigoto ou a célula-ovo, até a sua morte.
Durante a geração do bebê no útero materno, é necessário que ocorra a duplicação das células para assim formar um ser vivo, e é a partir deste ponto que se inicia o processo de mitose que se encerra apenas com a morte do ser vivo. A mitose também tem a função de fazer o corpo renovar suas células mantendo-o assim sempre com células novas e a função de realizar o crescimento dos tecidos, nos seres pluricelulares, e tem função de reprodução nos seres