Documentário-Mente humana e dinheiro
Campus Santa Teresinha
Cezar da Costa Caldeira
Documentário: Mente humana e Dinheiro
São Paulo
2014
Cezar da Costa Caldeira
Documentário: Mente humana e dinheiro
Trabalho de resenha apresentado ao Curso de Administração, do Centro Universitário Salesiano de São Paulo, Campus Santa Teresinha, como requisito parcial para a avaliação da disciplina de Administração Financeira I.
Prof. Ms. Fábio Iório
São Paulo
2014
Documentário: Mente humana e dinheiro.
Cezar da Costa Caldeira
A princípio, o documentário indaga se a nossa emoção, humana, à grosso modo, estabelece as decisões financeiras ou se, em virtude de nosso próprio interesse, calculamos racionalmente. Salienta que as consequências são reais mas que não há um consenso científico. Para fazer um paralelo, é realizada um experiência com algumas pessoas para saber como se comportam quanto ao desafio. É leiloada uma nota de 20 dólares, cujo leiloeiro começa a incitar as pessoas a fazerem seus lances até que, em determinado momento, somente duas pessoas ainda ficam na disputa, a nota é vendida por 28 dólares, 8 dólares acima de seu valor. O documentário relata que um grupo de cientistas, denominados de economistas comportamentais, explicam que em diversas situações, a mente humana deixa de ser racional quando se trata de dinheiro, "não usam a informação que dizem dever usar" e "usam de outras informações que disseram ser uma loucura usar", que desafia a filosofia econômica dominante.
O documentário relata que na Universidade de Chicago, onde "deu origem a mais vencedores de Prêmio Nobel de Economia" do que qualquer outra instituição no mundo, essa filosofia dominante mostra que em matéria de dinheiro, os seres humanos são muito racionais, opinião que é defendida por Gary Becker.
John Cochrane, é outro defensor do modelo racional da economia, teoria que se deu a 200 anos através de Adam Smith, relata que