século do eu
Documentário - O Século do Eu
Matéria: Economia publicitária
Profº Deusiney
Marcelo Matunaga – 02
Paola Crivelari – 13
Vanya Martins – 17
Felipe Alves – 38
Lucas Fogolin – 62
São Paulo, 2014
O século do EU é um documentário que conta como o poder se voltou para sociedade, com este domínio ela teria mais poder de barganha e passaria a dominar as decisões de consumo.
Freud descobriu que para trabalhar o psicológico do ser humano e ganhar a massa como consumidor, seria necessário usar sábias palavras e imagens, onde a publicidade seria a chave para alcançar o objetivo de atingir o desejo de consumo através da mente. Freud, sua filha Ana e seu sobrinho Edward dão inicio a organização das relações pública, seu sobrinho, na época, trabalhava como assessor de imprensa para um cantor de ópera na América, isso foi o que ajudou a iniciar o segmento.
A América anuncia guerra contra a Alemanha e o governo americano preparou um comitê de divulgação, e Bernays foi contratado para promover os objetivos da guerra na América para imprensa, logo depois o governo convidou Bernays a acompanha-lo na conferencia de paz. Os pensamentos de Bernays se abriram fazendo com que visse a propaganda não apenas para a guerra, mas também poderia ser usada para a paz.
O primeiro alvo de Freud foi incentivar mulheres ao uso do cigarro em público, fim de quebrar o tabu contra as mulheres que o faziam, trabalhando na mente delas de que com este ato elas estariam indiretamente avançando na conquista pela sua emancipação.
Para conquistar seu público ele foi até um psicanalista e pediu que ele lhe dissesse oque o cigarro significava para as mulheres? E significava a liberdade delas. E começou a trabalhar a ideia de que a mulher que fumasse estava de certo modo se mostrando independente. A partir dessa ideia avançou em seus pensamentos e estudos.
Nos dias de hoje o pensamento de Freud é aceito pela sociedade, estudar a mente humana, seus desejos e suas emoções,