Adolescencia
Padrão universal de desenvolvimento arquitetônico e funcional do cérebro.
A adolescência se caracteriza pelo desenvolvimento físico e psicológico do individuo, è a fase da infância para a idade adulta.
Para compreender as mudanças observa se o processo de maturação cerebral, o cérebro segue desenvolvendo se durante a infância, e vai amadurecendo na adolescência, vai se desenvolvendo por áreas e segue um processo ordenado, começando no lobo occipital e segue ate o frontal. O padrão de formação e maturação depende do sexo, pois todas as células levam o padrão de cromossomos xx ou xy.
Nos primeiros anos de juventude, a maturação atinge as áreas frontais que ajudam no afetivo e no cognitivo. A maturação consiste na transformação de substancia cinzenta para substancia branca. A substancia cinza esta formada por neurônios que desenvolvem suas conexões produzindo múltiplas ramificações, dendritos e axônios, em busca de outros com os quais posam se conectar para conduzir e processar a informação. Assim o cérebro alcança seu Maximo tamanho ao final da infância, depois permanece constante porem altera sua estrutura.
A adolescência e um momento crucial para a maturação da personalidade, pois o cérebro se reordena, algumas áreas crescem e outras se reduzem devido a uma espécie de poda das ramificações que elimina o supérfluo, e outras se reorganizam, se modela as conexões entre neurônios na chamada sinapse, ao mesmo tempo os axônios vão se protegendo com a capa de mielina para melhorar a condução de informação, pouco a pouco essas terminações vão se unindo a outras formando fibras e fascículos. Desta forma aproximadamente dos oito aos dezoito anos a substancia cinza vai se convertendo em substancia branca, como uma onda que atinge em diferentes momentos diferentes áreas do cérebro e assim vai se aperfeiçoando a cognição, leitura e memória, etc.
Existe um padrão universal de desenvolvimento arquitetônico e funcional do cérebro em função da idade