Mitose e meiose
Mitose – Página 4 Aparelho Mitótico - Página 4 Fases da Mitose - Página 5 Atividade de Síntese no Ciclo Celular – Página 6 Meiose - Página 6 Fases da Meiose - Página 7
Bibliografia - Página 9
2
Introdução
Mitose é o nome dado ao processo de divisão celular caracterizado por dois períodos distintos, envolvendo transformações e rearranjes estruturais dos cromossomos (molécula de DNA): um momento separação dos cromossomos homólogos e outro equacional (separação das cromátides irmãs).
As etapas deste processo (prófase, metáfase, anáfase, telófase, interfase) ocorrem da mesma forma quena mitose; só que, neste caso, em dobro, pois aqui teremos duas células passando pelo mesmo processo. Simultaneamente. Nesse processo, a quantificação cromossômica é reduzida à metade, ou seja, a célula Mãe diplóide (2n), após a divisão, origina quatro células haplóides (n).
Nas células humanas diplóides existem 46 cromossomos. Através da meiose, elas passam a ter 23 cromossomos. No processo de fecundação humana, ocorre a união de dois gâmetas dos pais, resultando em um ovo com 46 cromossomos. A meiose é responsável pela diversificação do material genético nas espécies, isto é recombinação gênica. A reprodução sexuada permite a mistura de genes de dois indivíduos diferentes da mesma espécie para produzir descendentes que diferem entre si e de seus pais em uma série de características. O que é extremamente importante para a sobrevivência das espécies
(por exemplo devido a mudanças ambientais).
Ao invés de criar duas novas células com números idênticos de cromossomos (como na mitose), na meiose as células fazem uma segunda divisão (meiose II) logo após a primeira (meiose I).
Nesta segunda divisão o número de cromossomos é divido ao meio. Com apenas a metade do número de cromossomos, as células são chamadas de haplóides. As células diplóides são exatamente o oposto das haplóides. As células em seu estágio normal são consideradas diplóides.