Problema de corte e empacotamento Engenharia de Produ o
FEP – Faculdade de Engenharia de Passos
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
- CORTE E EMPACOTAMENTO
Engenharia de produção – 4º período
Passos/MG
Agosto - 2012
Problema de corte e empacotamento
Problema de corte e empacotamento são, em geral, problemas de otimização combinatória que envolve determinar o arranjo ótimo de unidades menores (itens) dentro de unidades maiores (objetos). Os problemas de empacotamento como muitos de natureza combinatória, podem ser facilmente formulados e compreendidos, escondendo atrás de uma aparente simplicidade, a sua real complexidade. São problemas NP – difíceis não aproximáveis em termos absolutos alem de certas constantes. Esse caráter complexo em termos de aproximabilidade absoluta justifica o estudo desses problemas quanto à sua aproximabilidade em termos assintóticos.
Vários sistemas de produção contem processos de corte de materiais, onde os objetivos e itens são bobinas de papel, barras de aço, chapas de vidro, madeira, metal e circuito impresso, peças de tecido, couro e plásticos. Também é comum encontrarmos sistemas logísticos envolvendo empacotamento de materiais (Unitização de cargas), onde os objetos e itens aparecem como embalagens primarias e secundarias de produtos, paletes, contêineres, entre outros.
Os atuais estados de estudos sobre o problema de corte e empacotamento devido a aspectos principalmente econômicos, o desempenho global de certos sistemas industriais e logísticos depende, em grande parte, de uma programação efetiva da produção nos processos dos mesmos. Este problema não está totalmente resolvido, pois a questão ainda estaria em seu inicio por algumas empresas terem dificuldade com seus próprios processos industriais.
Podemos citar que o algoritmo é um conjunto finito de regras que fornece uma sequencia de operações para resolver um problema específico. O algoritmo opera sobre um conjunto de entradas de modo a gerar uma saída que seja útil para o