febre amarela
Febre Amarela
Há anos em que endemias causam grandes problemas e populações inteiras acabam sofrendo, principalmente naquelas que não há condições ideais para se viver; A falta de higiene e saneamento básico contribuem para a proliferação de muitas doenças;
De acordo com Santos (2012) as principais doenças endêmicas mais preocupantes no Brasil são Malária, Leishmaniose, Esquistossomose, Febre amarela, Dengue, Tracoma doença de chagas, Hanseníase, Tuberculose, Cólera, e Gripe A, AIDS. Muitas são controladas (SANTOS,2012) Dentre os casos de doenças, a febre amarela ainda é pouco mencionada, apesar de sua gravidade.
Trata se de uma infecção de origem viral, causada por um arbovirus do gênero flavirus, em sua forma silvestre seu principal hospedeiro vertebrado, é o sagui que é suscetível aos artrópodes e hematófagos ou, de hospedeiro artrópode a hospedeiro artrópode, através da via venérea, multiplicam-se e produzem viremia nos vertebrados, assim como nos tecidos dos artrópodes e são repassados a novos vertebrados suscetíveis através da picada do inseto, após um período de incubação.
Extrínseca(WHO,1985)
A febre amarela silvestre é transmitida pela picada do mosquito Haematogogus, e a urbana é transmitida pela picada do Aedes aegypti.
Não há medicamento específico para o tratamento da doença.
Como os exames diagnósticos da febre amarela demoram em média até uma semana, o tratamento de apoio deve ser iniciado em caso de suspeita clínica dessa virose. Recomenda-se o internamento do paciente com as formas graves em hospitais com boa infraestrutura e, de preferência, possuidores de unidade de tratamento intensivo (UTI), pois há necessidade de uma série de procedimentos que só se dispõe nessas unidades. A febre amarela faz parte da lista de doenças de notificação compulsória e como tal, qualquer caso suspeito deve ser imediatamente notificado à autoridade sanitária local, estadual ou nacional e está notifica os organismos internacionais.