Fordismo
CURSO DE BACHARELADO EM ADMINSTRAÇÃO
SETEMBRO DE 2011
PATOS-PB
Henry Ford
Henry Ford nasceu em 30 de junho de 1863 na cidade norte-americana de Springwells. Faleceu em 7 de abril de1947, na cidade de Dearborn.
Iniciou sua vida, ainda jovem como mecânico, trabalhava na fazenda do pai, onde era o responsável pela manutenção dos motores dos tratores. Foi nesta época que desenvolveu o talento e o grande interesse pela engenharia automobilística. Ele projetou um modelo de carro e em 1899 fundou sua primeira fábrica de automóveis, que logo depois foi fechada. Mas, sem desanimar, fundou em 1903, a Ford Motor Co. Sua ideia era popularizar um produto antes artesanal e destinado a milionários, ou seja, vender carros a preços populares, com assistência técnica e garantida, revolucionando a estratégia comercial da época. Entre 1905 e 1910, Ford promoveu a grande inovação do século XX: a produção em massa, cuja condição-chave era a simplicidade. E essa inovação teve o maior impacto sobre a maneira de viver do homem do que muitas das invenções do passado da humanidade. O primeiro modelo na empresa é o modelo T, conhecido como Ford Bigode. E em 1913, já fabricava 800 automóveis por dia. Em 1914, estabeleceu o salário-mínimo de 5 dólares por dia de 8 horas. Em 1915, saiu das suas fábricas um milhão de carros. Utilizou o sistema de produção vertical, produzindo desde a matéria-prima inicial até o produto finalizado. Ford adotou três princípios básicos, para obter um esquema caracterizado pela aceleração da produção por meio do trabalho ritmado, coordenado e4 econômico:
Princípio de intensificação: diminuição do tempo de produção e rápida colocação do produto no mercado.
Princípio de economicidade: reduzir ao mínimo o volume do estoque da matéria prima em transformação para assim recuperar rapidamente custos com matérias