PLATELMINTOS
Platelmintos
São vermes parasitas ou se vida livre (vivendo nos mares, água doce ou ambientes terrestres úmidos), com aproximadamente 20 mil espécies. Nos seres humanos podemos citar a tênia e o Schistosoma mansoni, causador da esquistossomose. Também atinge animais, como boi, porco, cachorros, gatos e etc.
O sistema digestório dos platelmintos é incompleto e sua digestão pode ser intra ou extracelular. O alimento digerido é enviado para as células por difusão, graças a um intestino bem ramificado, pois ele é gastrovascular.
Não possuem sistema respiratório, e as trocas gasosas são feitas pela epiderme, por difusão. Este tipo de respiração recebe o nome de tegumentar ou cutânea e ocorre nas espécies de vida livre, pois as parasitas fazem respiração anaeróbia.
Classes:
Classe Turbellaria
Classe Turbellaria
Classe Cestoda
Analídeos
As principais características anatômicas internas desses organismos são:
Sistema Digestório: constituído por boca, faringe, papo, moela, intestino e ânus;
Sistema Circulatório: fechado e com vasos contráteis (corações), que atuam impulsionando o sangue;
Sistema Excretor: formado por metanefrídeos;
Sistema Respiratório: realizado por difusão entre as camadas da epiderme (cutânea), ou branquiais, através de codificações do aparelho locomotor de algumas espécies;
Sistema Nervoso: ganglionar, composto de diversos gânglios ligados entre si por cordões nervosos ventrais.
Sistema Reprodutor: nos organismos dióicos, ocorre por processos sexuados; e nos monóicos, por fecundação cruzada.
Classe Oligochaeta - Ex: Minhocas.
Classe Polychaeta - Ex: Nereis (organismo marinho).
Classe Hirudínea - Ex: sanguessuga.
Nematelmintos
Os nematelmintos são vermes de corpo cilíndrico. Muitas espécies são de vida livre e vivem em ambiente aquático ou terrestre; outras são parasitas de plantas e de animais, inclusive o ser humano. Há mais de 10 mil espécies desse