filme Desmundo
a) Filmografia:
- Ano: 1951
- Local: Paris, França.
- Gênero
- Direção: Alain Fresnot
Cineasta e produtor radicado em São Paulo, nasceu em 1951, na França. Aos oito anos se mudou para o Brasil com a família. Formou-se em cinema pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo em 1976, mas um ano antes já havia fundado a produtora A. F. Cinema e Vídeo. Montou, produziu e dirigiu filmes curtos como Pêndulo (1974), Capoeira (1979) e Amor que fica (1986). Além disso, foi assistente de direção e montador de longas de Leon Hirszman, João Batista de Andrade e André Klotzel (1984). A comédia Lua cheia (1988), sua estreia na direção de um longa, conquistou o Sol de Ouro do RioCine Festival. No campo da política cinematográfica, foi vice-presidente da Associação Paulista de Cineastas e presidente da Comissão Estadual de Cinema de SP.
b) Síntese do Filme: O filme Desmundo conta a história de uma órfã que junto com outras foi mandada para a América portuguesa colonial com o objetivo de desaparecerem os colonos. Chegam ao país algumas órfãs, enviadas pela rainha de Portugal, com o objetivo de desposarem os primeiros colonizadores. Oribela e as demais são levadas para um lugar onde são oferecidas a seus pretendentes. A personagem principal se ostra contrariada com a situação cospe no rosto do homem que a desposaria, onde o leva a desistência.
O filme retrata os costumes daquela época, onde a mulher deveria ser obediente a seus esposos sem apresentar qualquer tipo de comportamento irregular, do contrario era utilizados tipos de corretivos, como por exemplo nunca mais deixar o cabelo solto, não morder o beiço,outras coisas que submetiam a mulher a uma verdadeira humilhação. O filme mostra também a propriedade de Francisco, onde mora com sua mãe e uma criança com problemas mentais e a mão de obra que era realizado por índios capturados na floresta.
c) Mensagem do Filme: O filme passa a mensagem de como a Mulher não tinha o direito