Fordismo sociologia
Introdução à Sociologioa, 1-2012; Sérgio Tavolaro; Turma J.
Aluno: Yury Werly Assis Vieira [10/0128041]
3ª Atividade via Moodle
-------------------------------------------------
Questão 1
Item A – Uma das causas do esgotamento do fordismo foi a completa recuperação da Europa Ocidental e do Japão das mazelas da Segunda Guerra Mundial, em meados dos anos 60. Isso causou o problema de demanda, uma vez que o mercado interno europeu e japonês estava saturado. Isso diminuiu drasticamente a importação de produtos norteamericanos, causando a redução da lucratividade de empresas. Em decorrência disso, constatou-se um problema maior que pode ser resumido em uma palavra: rigidez. Rigidez dos investimentos, rigidez nos contratos de trabalho, rigidez nos compromissos do Estado. Em face dessa rigidez, as empresas tiveram seu mercado reduzido. Houve vários conflitos por meio de greves. E o Estado, incapacitado de atender os compromissos assumidos , foi obrigado a emitir moeda em larga escala provocando o fenômeno econômico da inflação.
_______________________
Item B – Devido a rigidez do modo de acumulação fordista, as economias capitalistas foram desafiadas a repensar os processos de trabalho, dos mercados de trabalho e dos produtos e padrões de consumo.
-------------------------------------------------
Questão 4
Item A – Para o autor, o surgimento da economia informacional caracteriza-se pelo desenvolvimento de uma nova lógica organizacional (entendida como as bases ideacionais das relações das autoridades instituídas em uma organização) em convergência e intensa interação com o novo processo atual de transformação tecnológica, o qual distorce a ordem cultural, social e econômica.
_______________________
Item B – São duas. A primeira é a passagem do modo de produção em massa, que impõe/força as especificidades do mercado, para o modo de produção flexível, que aceita e se adapta às especificidades dele. E a segunda é a organizações