Sociologia - Fordismo
No início, o Fordismo melhorou as condições de trabalho dos operários e consequentemente de suas famílias, aboliu o trabalho infantil e surgiu uma vida social para os trabalhadores que até então viviam para trabalhar.
O Fordismo surgiu segundo F.W. Taylor, Henry Ford seguiu suas ideias e colocou em prática em sua fábrica de automóveis. Ford modificou a carga horária para 8 horas, com ganho de $5 por hora, para assim evoluir a economia e surgirem novos consumidores.
O País cresce com a economia melhor e com isso surge a sociedade de consumo em massa. O que antes era luxo, passa a ser uma necessidade.
Entre as mudanças que antes eram exclusividades para poucos, o cinema se populariza e é o 1° veículo de publicidade. Atacam de todos os lados com propagandas que fazem pensar que ter é ser. Onde o consumo é uma necessidade de vida. Surge também a cultura POP que nada mais é que a mistura de várias culturas de sucesso.
O capitalismo ganha força, se o que ganha não é suficiente, procura crédito. O dinheiro move o mundo.
Fábricas começaram a utilizar o mesmo método, mas com o nome de Americanismo.
O Fordismo é a invenção da sociedade de consumo em massa. Hoje ele está sendo substituído pelo Taylorismo, mudança desde a década de 70.
O Taylorismo e o Fordismo se combinaram e em muitos aspectos foi bom para melhor estruturação das empresas, mas por outro lado o consumo se tornou absurdo e é feita uma lavagem cerebral onde as pessoas não pensam mais o que querem só no que lhe é imposto.