Resenha sobre o filme - O fabuloso destino de Amélie Poulain

1567 palavras 7 páginas
A ESTÉTICA DA SENSIBILIDADE E O COTIDIANO OBSERVADO NO FILME O FABULOSO DESTINO DE AMELIE POULAIN
Débora Eduarda de Souza Chaves

O filme intitulado O fabuloso destino de Amélie Poulain, dirigido por Jean-Pierre Jeunet, famoso cineasta francês, apresenta um roteiro rico em detalhes mínimos observados no dia-a-dia dos personagens da trama. Com características bem diferentes dos filmes do século XXI, a história de Amélie Poulain é contada por um narrador, Audrey Tautou, que é onisciente, manejando toda a obra, detalhando os personagens e entrelaçando suas histórias.
O fabuloso destino de Amélie Poulain trabalha com as emoções e sensações diante do cenário diário e do cotidiano pessoal, possibilitando aos que o assistem identificar-se com a história trazida através do narrador, o que retoma a ideia das fábulas e histórias infantis, que nos eram contadas com a mesma, ou superior, riqueza e detalhamento dos fatos. Há também uma combinação de elementos reais e surreais, o lúdico e encantador presentes na composição de uma história simples que traz o cômico e o dramático para um espaço de tempo presente.
A personagem principal, Amélie, transmite a mensagem de transformação, ou transmutação, visto que, mesmo tendo uma infância incomum e difícil, consegue superar os pontos negativos e ter uma vida mais positiva do que muitos. Marcada pela criatividade de seus pensamentos, e pelos planos mirabolantes, a personagem trata sobre os prazeres e desprazeres diários na vida das pessoas.
Considerando o título do filme, o termo “fabuloso” nos dá uma ideia de ficção, imaginário lúdico, que está presente em todo o filme. Os jogos de Amélie, suas vinganças, sua forma de beneficiar as pessoas próximas, mesmo infringindo leis formais e de convívio social, demonstram a caracterização da obra e o objetivo do roteiro. O destino de Amélie, também tido como fabuloso, pode ser considerado exitoso por ter havido uma mudança e uma superação da forma de vida que a personagem estava

Relacionados

  • Bacharel
    1483 palavras | 6 páginas
  • Cultura Audiovisual
    149775 palavras | 600 páginas