Computador Quântico
Um computador quântico é um dispositivo que executa cálculos fazendo uso direto de propriedades da mecânica quântica, tais como sobreposição e interferência. Teoricamente,computadores quânticos podem ser implementados e o mais desenvolvido atualmente,o en:D-Wave Two, trabalha com 512 qubits de informação. O principal ganho desses computadores é a possibilidade de resolver em tempo eficiente, alguns problemas que na computação clássica levariam tempo impraticável (exponencial no tamanho da entrada), como por exemplo, a fatoração em primos de números naturais. A redução do tempo de resolução deste problema possibilitaria a quebra da maioria dos sistemas de criptografia usados atualmente. Contudo, o computador quântico ofereceria um novo esquema de canal mais seguro.
Computadores quânticos são diferentes de computadores clássicos tais como computadores de DNA e computadores baseados em transístores, ainda que estes utilizem alguns efeitos da mecânica quântica.
Em um computador quântico a unidade básica de informação é o qubit (quantum bit). Um qubit pode assumir os valores de 0 ou 1, assim como um bit (binary digit) convencional. A diferença é que o qubit pode assumir ambos os valores de 0 ou 1 ao mesmo tempo! É nessa propriedade particular que está todo o poder computacional de um computador quântico. Apesar de ser pouco intuitivo (especialmente em uma cultura digital, onde tudo é exatamente 0 ou 1) e até mesmo contraditório com a física clássica, esse fenômeno quântico pode ser observado em laboratório, através de uma experiência conhecida como "divisão de raio`. como surgiu?
A computação quântica surgiu da necessidade de se resolver sistemas muito complexos, onde há necessidade de um processamento em paralelo muito pesado. Como será explicado adiante, o grande poder da computação quântica vem de sua capacidade de processar todas as permutações de n bits através de um circuito lógico simultaneamente, o que torna