computadores quanticos
TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
COMPUTAÇÃO QUÂNTICA
PARANAVAÍ
2014
A computação quântica trabalha com bits especiais, os quais podem garantir um nível inigualável de desempenho, seria como se pudéssemos ter um computador da NASA em nossa casa.
Quando ligamos o computador os diversos componentes de hardware interagem entre si para que haja o funcionamento da máquina. Dentro do processador existe uma infinidade de peças muito pequenas conhecidas como transistores, os quais assumem dois estados de funcionamento ligado (1) e desligado (0).
Para ocorrer a comunicação com o hardware o software utiliza uma linguagem semelhante, a qual chamamos de dígitos binários, mais conhecidos como bits.
O grande segredo da computação quântica é a forma como um computador quântico trabalha, já que vários elementos da Física podem ser usados como bits quânticos (recebem o nome de quantum bits ou qubits), como por exemplo: um fóton, o núcleo de um átomo ou até mesmo um elétron.
Os qubits se comportam de forma semelhante aos bits, no entanto, existem diferenças, pois os qubits podem assumir três valores distintos, 0, 1 ou
0 e 1 simultaneamente (chamada de superposição), essa característica permite que os cálculos sejam feitos simultaneamente, com vários bits interpretados ao mesmo tempo, o que pode aumentar muito a rapidez das contas.
Para termos uma idéia de como a superposição amplia a capacidade dos processadores cada 2 qubits correspondem a 4 bits, 03 qubits correspondem a 8 bits e 5 qubits correspondem a 32 bits, nesta seqüência, 10 qubits seriam suficientes para 1024 bits, enquanto que 20 qubits correspondem a mais de um milhão de bits.
Para funcionar devidamente a computação quântica precisa de pares de bits, basicamente, as configurações de qubits podem ser as seguintes: 00,
11, 01(bit1) + 10(bit2) e 01(bit1) - 10(bit2). Porém, isso é apenas uma idéia básica, pois os